quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Animais no desenvolvimento das criancas.

Ter um animalzinho em casa as vezes pode dar um certo trabalho.Todos animais necessitam de cuidados,porém alguns exigem mais cuidados e atencão do dono,como o cachorro por exemplo.Se a pessoa não dá amor,não dá carinho,pra que ter um? Os animais são como nós,gostam de se sentir amados,e de se sentir cuidado.

Os animais ajudam muito no desenvolvimento das criancas,pois convivendo com os animais as criancas podem entender o ciclo da vida.Comecam a entender a gestacao,o nascimento,os primeiros passos,e até a morte.
Estudos mostram que criancas que passam por momentos de conflitos na familia como o divórcio,enfrentam o problema de uma maneira menos traumatizante quando se tem um animalzinho em casa.

Achei uma matéria bem legal e queria dividir com vocês:

A criança que tem contato com animais é estimulada, quanto ao processo de desenvolvimento infantil, em seis aspectos, os quais são:
O afetivo - É fundamental, na infância, o ser humano aprender a desenvolver sua afetividade para tornar-se um ser compreensivo e sociável; E isso inclui no entendimento teórico e prático sobre como cuidar ou ajudar a cuidar de outro ser. Quando a criança é estimulada pelos pais, familiares, até mesmo pela escola (educadores e colegas) para este fim, o pequeno se vê no papel de cuidar, dividir, dar carinho ao próximo. Como no relacionamento entre criança-animal sempre haverá reciprocidade de ambas as partes, no que diz respeito ao afeto, amor, só podemos concluir que os laços de amizade e afeto tenderão a se estreitar cada vez mais. Esse laço afetivo tornará a criança mais amorosa, generosa, a qual poderá ser um modelo positivo para outros pequenos, os quais se sentirão motivados a cuidar (zelar/respeitar) dos animais e do próximo;

O de linguagem e social - Quando o pequeno chama ou conversa com seu animalzinho de estimação, ele está a desenvolver a construção e enriquecimento do seu vocabulário, cujo caminhará para ser bem articulado, com maior fluência. Também organizado, principalmente, no que se refere aos seus pensamentos, o que o ajudará muito na comunicação verbal e não-verbal com outras pessoas. Estes aspectos, bem desenvolvidos, serão essenciais na hora de entrar para um grupo social (escolar). Por isso pais, familiares: é importante que vocês dialoguem com seus animais, pois a garotada gosta de imitar tudo o que os adultos fazem e este será um ótimo estímulo para elas;

O Neurossensório-motor - Quando há uma interação entre o animal e a criança ao abraçar, beijar, acariciar, montar (só no caso de animais de montaria – cavalo, burro, pônei, etc), correr, brincar de jogar bolinha para o gato ou ossinho para o cão ' trazer', dar comida na mão para os pássaros, alimentar uma tartaruguinha ou um peixe, entre outras situações, o pequeno estará conhecendo seu próprio corpo, aprendendo a conduzir-se com equilíbrio, começará a desenvolver sua orientação espacial (noção de espaço), a desenvolver a tonicidade (em relação ao tônus muscular, o qual é causado pela estimulação nervosa, deixando, assim, o músculo preparado para entrar em ‘ação’). Também quanto a sua coordenação ‘dinâmico-motora’ e ‘visual-motora’, referente à percepção de imagens e seus aspectos visuais e táteis;

O Intelectual - Neste momento ele estará a desenvolver seu raciocínio lógico, o que nos remete lembrar e correlacionar com o desenvolvimento neurossensório-motor, no que se refere à percepção da imagem, quanto seu tamanho, formato, profundidade e distância; E, também, sobre questionamentos de horários pré-estabelecidos, quantidade e iniciativa. Como por exemplo: 'quando devo alimentar meu animal e quanto de alimento devo dar?; 'Quando devo trocar sua água?'; Quais os dias que posso sair para passear com ele e qual o tempo necessário para que ele não se canse muito, mas consiga descarregar as energias?'; entre outros. Esses exercícios, que só você poderá ensinar e estimular seu filho com diálogos e ações constantes, o ajudará a desenvolver o ‘pensar’ e o ‘observar’. Tudo isso o ajudará a tornar-se mais criativo, ágil e lógico para conseguir lidar sozinho com situações do cotidiano.

Uma boa tática de ensino, para tais situações, é você conversar sobre a relação entre as necessidades dos animais com as necessidades das crianças, como: sentir fome, gostar de tomar água fresquinha, não gostar que seu ambiente fique sujo, gostar de brincar, sair para passear, gostar de carinho, amor, etc. Neste âmbito, a meninada decodificará, com mais clareza, a cerca de quão importante é cuidar de seus animais e de como eles precisam delas para viver e serem amados. Isso tudo estimulará os pequenos, desde cedo, a se sentirem mais confiantes, independentes e, com certeza, mais responsáveis;

O Escolar - Neste instante a criança que sabe cuidar (e cuida) de outro ser está pronta para novos desafios. Em sala de aula ela poderá ser um aluno organizado tanto na estética e limpeza de seus materiais como para cumprir horários de estudo (ao fazer suas tarefas e/ou para ir aos seus cursos extracurriculares - inglês, música, dança, etc.). Evidentemente, neste ambiente, ele poderá ser um aluno participativo ou, ao menos, que preste atenção, 'apreenda' e respeite os demais que fazem parte de seu ambiente escolar



Fonte: http://www.nucleopet.com/

Confesso que nunca fui uma pessoa apaixonada por bichos,mas depois que conheci o meu amore comecei a gostar, não tanto quanto ele gosta ne,pq se pudesse acho que abriria um zoológico aqui em casa.
Já temos cachorro e passarinhos.Até ai tudo bem,meu medo é quando a Maria Clara comecar a pedir uns bichinhos pro papai,pois nisso ela puxou ao pai e não tenho dúvida,tão pequena e já demonstra amor ,carinho e a  alegria de estar perto de animais.
Maridinho lindo já fica sonhando com a Maria pedindo um peixinho,um passarinho....um cachorrinho ele ainda não sonha pq o que temos já dá por muitos(vocês vão entender o que estou dizendo depois da foto)


Buffon...

Bubuh para os mais intimos...ela ama o bubuh!

Folgado,depois de um bom banho dormiu enquanto o maridinho o secava com o secador!
Sim...devem estar me chamando de louca,eu tenho um são bernardo em casa!
tudo comecou quando uma amigo comprou um e trouxe aqui em casa p nós vermos,eu me apaixonei e na empolgacão disse ao meu amore que queria um........e adivinhem.....ele comprou um!
E quando ele chegou em casa não tinha como não se apaixonar.....era uma bolinha gigante de pelo,hoje o tamanho assusta,mas não tem cachorro mais amigo do que ele,e nem dá trabalho viu,ta bom...tirando a racão que ele come,o trabalho na hora de dar banho...ele é super calmo,lerdo até demais,dorme quase o dia todo ,mas é um bebezão brincalhão e carinhoso.Hoje não faco idéia de quanto ele esta pesando,mas em pé ele é maior que meu marido.Maria Clara ama ele,se eu falo chama o seu bubuh ela já olha p porta e chama com a mãozinha! Ahh e os passarinhos são os agapornis,ela tbm adora!

E como moro em um lugar  bem arborizado vira e mexe aparece no nosso jardim um pica-pau,e até lagarto.....! Fico feliz em fazer (quer dizer o marido fazer ) com que a Maria aprenda a gostar dos animais!

Meninas por hoje é só..........espero que tennham gostado...e quem ai tbm tem um animalzinho hein??

3 comentários:

  1. Hiii que sao bernardo lindoooo = D Sim definitavamente loukinha por ter esse ENORME caozinho em casa rs ele e lindo e nota-se que esta muito bem cuidadooo = D
    Eu no tempo de vida de seu bebezinho ainda tenho um certo medo, devido aos pelos e outras coisas que se podem apanhar tanbem dos animais mesmo quando estamos gravidas...rs

    Beijinho
    Futura mama

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!
    Eu sempre tive animais de extimação e amava!
    Minha cachorra deu varias crias e eu me sentia meio mãe dos filhotinhos.
    Não preciso nem dizer que a Maria Clara esta linda e que seu "beethoven" é um fofo, sonhava em ter um quando criança.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkk amiga aquela foto no Bubu (ta vendo já sou intima) dormindo com o secador ligado esta demais rsrsrsrsrs .... e a foto da princesa com ele LINDOS !!! acho que aqui em casa esta mais para o meu lado este negócio de querer que el ame peça alguma coisa (uma tartaruga, um labrador alias eu quero MUITO que lea me peça um labrador kkkkkkkk)

    Lá na minha mãe temos uma Akita (sabe qual é ?) ela se parece muito com aqueles urso da coca cola, e tb é um doce .... nunca ouvimos ela latir e a Isa faz ela de cavalo rsrsrsrs

    Agora a mais nova paixão é o Tutti (calopsita) ela da até paapinha na boca do Tutti.

    E minha mãe já disse que vai comprar um cocó (vó tem cada uma né) kkkkkkk

    muitos beijos e um lindo final de semana para vocês !!!!

    ResponderExcluir